SISTEMA DE INFORMAÇÃO SOBRE NASCIDOS VIVOS

Os dados do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos, passam por processos de aprimoramento da qualificação dos dados de natalidade. Estes processos são realizados em 3 etapas junto aos Estados e Municípios.

A primeira etapa é um tratamento prévio dos dados, onde são indicadas críticas como consistência do dado e possíveis duplicidades. Após esta etapa é enviado aos Estados um relatório de qualidade indicando as possíveis inconsistências, este documento é um guia para orientar gestores e técnicos dos Estados e Municípios no tratamento da base de dados do SINASC. Este processo só pode iniciar após o mês de março, visto que as Secretarias Estaduais de Saúde garantirão a transferência dos dados para o módulo nacional do Sistema, no prazo de até 60 (sessenta) dias após o encerramento do mês de ocorrência do óbito.

A segunda etapa é um tratamento preliminar dos dados, onde são revistas as indicadas do tratamento prévio e reenviado aos Estados um relatório de qualidade indicando as possíveis novas e antigas inconsistências.

A terceira etapa é um tratamento final dos dados, onde são revidados e tratados os dados de natalidade para a publicação de banco de disseminação de dados em versão final nos meios de comunicação do Ministério da Saúde.